Loading...
Loading...

Últimas notícias

Loading...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gesso Acartonado


GESSO ACARTONADO 
     Na esteira de comprar ou reformar a residência, é chegada a hora de fazer aquela decoração dos sonhos. Uma forma de dar um belo acabamento em casa é usar gesso acartonado. Mas o que é isso e o que pode ser feito com ele ?
 Gesso acartonado – o que é?
       O gesso acartonado é material produzido industrialmente e com qualidade controlada, o gesso acartonado integra-se ao repertório dos profissionais brasileiros em todos os tipos de obra. Alguns arquitetos já afirmam que quem trabalha com o novo sistema não volta mais para a construção tradicional.
       Muito comuns na Europa e Estados Unidos, os painéis de gesso acartonado vem ganhando o mercado brasileiro. A procura vem aumentando de 40% a 50% ao ano e mostra que o material vem conseguindo apagar a imagem de aparente fragilidade, prometendo tomar o espaço da tradicional alvenaria. Com muitas vantagens.
Gesso acartonado – o que pode ser feito com ele?
     Não só embeleza paredes e tetos em que é permitido fazer de tudo um pouco: perfurar, pregar, serrar e ainda trabalhar a superfície da forma como você quiser. Ele é colocado em placas que podem ser de diversos tamanhos e espessuras. Além disso, dependendo daquela que for escolhida, é possível também que seja resistente à água e ao fogo. Para decoração, é possível fixar objetos no forro de gesso acartonado, mas é preciso usar buchas metálicas de expansão ou basculantes, conforme especialistas da área afirmam. Aquelas cargas com até 3kg podem ser colocadas diretamente na placa de gesso, entre esse peso e 10kg, é necessário que o objeto seja pendurado naquilo que suspende o gesso e acima de 10kg, na estrutura presente acima do forro. Luminárias devem estar presas à laje.

 Parede de gesso acartonado ou drywall – vantagens e desvantagens

    Muitos optam pelo gesso acartonado por ser um material mais barato, poder ter muitas formas e pelas instalações elétricas e hidráulica serem testadas durante a sua aplicação evitando a abertura de paredes. Paredes e divisórias com gesso acartonado é mais rápido de se construir. Ou seja, para construir uma parede tradicional com tijolos, temos que assentar o tijolo, embolsar, emassar, lixar e pintar. Já a divisória de gesso é bem mais simples, substituem alvenarias e argamassas de revestimento em uma única operação, permitindo a fácil instalação dos dutos de água, energia e dados depois só temos que colocar as divisórias de gesso acartonado, emassar, lixar e pintar. O sistema consiste, basicamente, em uma estrutura interna que suporta painel de gesso, formando paredes mais ou menos espessas que podem, inclusive, ser curvas. Assim, aplicam-se a divisórias ou acabamentos internos, em ambientes diversos, como cinemas, hospitais, hotéis e banheiros. Contanto ,para se obter os melhores resultados, o ideal, quando se pensa em construção seca com gesso, é que, em primeiro lugar, tudo seja planejado cuidadosamente, especificando-se os pontos de instalação de prateleiras, peças sanitárias, pontos de água e de energia, sem improvisações. Em segundo lugar, é recomendável utilizar o sistema completo para que ele realmente traga benefícios."O ideal é que a arquitetura parta junto com a solução tecnológica", comenta o arquiteto Henrique Cambiaghi. E as vantagens , segundo os fornecedores, são muitas. Por ser leve, reduz de 10% a 15% as fundações e estruturas, sua execução é mais rápida, diminuindo a mão-de-obra, e a quantidade de sobras e entulhos é menor, eliminando quebras e bota-fora de materiais. Além disso, o sistema possibilita a modificação de layout dando flexibilidade ao projeto e, em alguns casos, proporciona o aumento de área útil, uma vez que as paredes podem ser mais finas. Some-se a isso o ganho financeiro com a redução do tempo de obra
     Porém se comparada a parede tradicional construída com tijolo é menos resistente, e pesa como desvantagens o custo elevado da mão-de-obra e o curto prazo de tempo de duração. A estrutura das paredes com gesso acartonado são leves, ou seja, não podemos colocar peso sobre ela. Dica: pense bem antes de escolher uma parede com gesso acartonado ou de tijolo convencional para sua casa ou apartamento, só decida pelo gesso acartonado, se o projeto preconizava desde o início  este tipo de construção, caso contrário, o melhor e construir a parede convencional.

Para maiores detalhes:

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More